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Acidentes de trabalho são inevitáveis. O que fazer para preservar a imagem da sua empresa e apoiar a vítima, com eficiência e agilidade?

CD Consulting

Atualizado: 16 de dez. de 2024



Ciente de que a cada 3 horas uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho no Brasil, como a sua empresa atuaria em casos como este, sem um Serviço de Assistência à Reparação Civil contratado?

Esse número faz parte de um levantamento realizado pelo Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho que reuniu dados entre 2012 e 2022. De acordo com o estudo, o País contabilizou mais de 7 milhões de acidentes de trabalho com trabalhadores registrados no regime CLT. A média é de um caso a cada 51 segundos.


Desse total, conforme publicado pelo portal G1, mais de 28 mil resultaram em óbitos e mais de R$ 150 milhões foram gastos com afastamentos de funcionários por conta dos acidentes.

Estado mais populoso do Brasil, São Paulo lidera nos indicadores de acidentes de trabalho e mortes. Segundo a pesquisa, de 2012 a 2022, foram registrados mais de 570 mil acidentes de trabalho, que resultaram em mais de mil mortes no estado.


Os acidentes mais frequentes envolvem corte, laceração, ferida contusa, punctura, fratura, contusão, esmagamento, distensão e torção. Entre as atividades mais envolvidas, a área hospitalar tem destaque com mais de 80 mil notificações.




Por que números tão contundentes como os desta notícia não chamam atenção das grandes empresas sobre a necessidade de cuidar melhor deste passivo INEVITÁVEL?


Na prática, as empresas entendem muito sobre o negócio delas e muitas vezes não percebem que quando terceirizam um serviço, acabam, de certa forma, delegando também ao outro o cuidado com a sua própria imagem, a forma como abordam as pessoas e, até mesmo, o seu discurso.


 A cadeia de cultura da empresa se rompe e fatores imponderáveis, inerentes aos acidentes de trabalho envolvendo terceiros, ganham protagonismo.


E foi justamente este questionamento que nos fez criar o serviço de Assistência à Reparação Civil, para ocupar com excelência este espaço, representando a empresa contratante para atuar, como especialistas, neste momento crítico de grande exposição.


Como funciona o Serviço de Assistência à Reparação Civil?


Adotamos um protocolo que começa com o acionamento de assistentes sociais, que fazem o primeiro atendimento às pessoas envolvidas, O compromisso é apoiar o acidentado de maneira eficiente e rápida, para que sejam evitadas situações de incapacidade permanente, seja por questões de tempo de atendimento ou por tratamentos indevidos e inadequados.


Atuamos também nos casos de dano material, dentro dos limites da Responsabilidade Civil Objetiva, para que a “dor de cabeça” de todos os envolvidos seja a mais “leve” possível.

O trabalho vai desde o minuto zero até a recuperação total da vítima. Isso também envolve a componente jurídica, a identificação das vítimas, a sua localização e a gravidade das lesões.

 

Qual o tempo estimado para chegada deste suporte ao local da ocorrência?


Todo este suporte acontece em até três horas, tem abrangência nacional e o investimento é comprovadamente viável, considerando o custo-benefício do acionamento imediato do serviço da Assistência, em caso de acidentes.




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